Benefícios da Chia


    Os Benefícios da Chia são muitos; em apenas uma colher de sopa do alimento, é possível encontrar três vezes mais ferro do que no espinafre, cinco vezes o cálcio existente no leite, o dobro de potássio da banana, duas vezes mais proteína que qualquer outro grão ou semente e três vezes a quantidade de antioxidantes presentes nos Blueberries.
     
     
    A Chia passou a ficar famosa devido aos seus vastos resultados sob dietas, o que trouxe sucesso ao alimento. A Chia pode ser encontrada na forma de grão, farinha ou óleo e pode ser adicionada no iogurte, cereais, sucos, bolos, saladas e temperos.
     
    Para uma alimentação saudável é necessário seguir a orientação de nutricionistas especializados, solicite uma Cotação Online ou ligue para 11 3977-4531 e adquira um plano de saúde.

    Benefícios da Chia

     
     

    • Ajuda a emagrecer: A Chia contém grande quantidade de fibra, que ajuda no funcionamento do intestino, melhora a digestão e no controle da saciedade,  que é de extrema importância para aqueles que necessitam perder peso.
    • Ajuda no combate de doenças cardíacas: A Chia contém ômega 3, importante no controle da pressão dos vasos sanguíneos e do colesterol, o que reduz a formação de coágulos e aumento da pressão arterial, o consumo regular da chia ajuda a evitar doenças cardíacas.
    • Regula o colesterol: A Chia possui ômega 3 e ômega 6, gorduras com as principais propriedades de reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.
    • Pele e cabelos saudáveis: A Chia contém vitamina A, antioxidante que têm propriedade anti-inflamatória e age contra os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. O consumo da Chia melhora a textura e reduz o ressecamento da pele e acne, além de possuir várias proteínas e óleos que ajudam no fortalecimento dos cabelos.
    • Efeito antioxidante: O ácido cafeico e a vitamina A possuem efeito antioxidante contra a formação dos radicais livres. Esses radicais livres agem na destruição das células  e desencadeiam o processo de envelhecimento. Esses componentes possuem ação antioxidante a ajudam a reduzir a destruição e envelhecimento das células, além de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.
    • Melhora a digestão: A Chia ajuda na digestão saudável, pois seu alto nível de fibra auxilia na limpeza do trato digestivo e promove o movimento do intestino saudável, o que proporciona bom funcionamento do intestino e evita o risco de problemas digestivos.

    Sementes de Chia combate Diabetes: As Sementes são ricas em fibras solúveis. A fibra dietética solúvel diminui e controla a velocidade de desintegração dos hidratos de carbono, controlando, assim, o nível de glicose no corpo. Portando, Com o consumo de Sementes de Chia, desenvolve-se um revestimento gelatinoso e impede o surgimento do nível de açúcar.
     

    Previne e controla o diabetes: devido a quantidade de fibras e aumentar o tempo de liberação da glicose, a Chia pode ser relacionada com a prevenção do diabetes tipo 2. Funciona da seguinte forma: a digestão dos carboidratos começa na boca e termina no intestino, onde partes maiores destes carboidrato são transformadas em diversos tipos de açúcar (glicose, frutose, galactose) para serem absorvidos. Quando consumida com fontes de carboidratos (frutas, massas, pães), as fibras da Chia têm como efeito a diminuição da velocidade com que o carboidrato sai do estômago e chega ao intestino, para terminar de ser digerido e absorvido, justamente por se transforarem em um gel. Dessa forma, a glicose é liberada lentamente na corrente sanguínea, fazendo com que o hormônio insulina, necessário para transportá-la até as células, também seja liberado em pequenas doses. A vantagem de tudo isso é que com menos doses desse hormônio circulando no organismo, evita-se assim uma condição chamada resistência à insulina. O quadro ocorre quando é preciso uma quantidade maior do composto para que a mesma quantidade de glicose seja armazenada, e em longo prazo favorece o aparecimento do diabetes tipo 2.

    Fonte de cálcio: devido a quantidade de cálcio, a Chia é uma alternativa para pessoas que têm intolerância à lactose, e que necessitam de fontes alternativas deste mineral. Porém, alimentos como tofu e gergelim contêm maiores quantidades de cálcio, e vale consumi-los também.

    Boa fonte de ferro: o mineral presente em grande quantidade na Chia, é muito bem absorvido. Ele é o principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo nosso corpo. A redução desses glóbulos e da oxigenação levam à anemia, fadiga e cansaço, aumenta os riscos de infecções e também se relaciona a uma queda na imunidade.

    Características nutricionais
    A semente da Chia é, por vezes, considerada um alimento funcional dadas suas características compositivas. Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter quantidade significativa de água, como um emulsificante), devido à alta concentração de fibras, torna a Chia interessante para quem busca emagrecer, posto que pode intensificar a sensação de saciedade.
    É possível escrutinar a importância nutricional da semente de chia com a seguinte lista:

    • Ômega 3: A semente da Chia é uma das mais ricas fontes conhecidas (tanto entre as vegetais quanto entre as animais) do ácido alfalinolênico, um dos ácidos graxos classificados como ômega 3.
    • Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de Vaca.
    • Magnésio: 100 gramas da semente de Chia pode conter o mesmo que 200 g do mineral presente em Nozes ou 1,6 kg de Brócolis,por si só considerados alimentos ricos no nutriente.
    • Manganês e fósforo: 100 gramas de Chia contêm 108% do manganês e 95% do fósforo demandados por um adulto numa dieta de 2.000 quilocalorias/dia.
    • Proteínas: 15% da composição da Chia é proteica, sendo seus aminoácidos, em conjunto, formadores de alto valor biológico. Apenas 28 gramas da semente fornecem 9% da proteína que um adulto demanda, em média.
    • Fibras: a alta concentração de fibras alimentares (38 gramas a cada 100) faz da Chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão.
    • Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à Chia efeito antioxidante comparável ao que apresenta o Trolox, antioxidante comercial da Hoffmann–La Roche.

     

    Benefícios da Chia

    Benefícios da Chia

    Nutrientes da Chia

     

    • Fibras
    • Cálcio
    • Ferro
    • Zinco
    • Fósforo
    • Potássio
    • Magnésio
    • Proteínas
    • Carboidratos
    • Vitamina A e B1

     

    Tipos de Chia

    Quantidade recomendada

     
    A quantidade recomendada de Chia é de duas colheres de sopa ou equivalente a 25 gramas diariamente.
     

    Época de Colheita

     
     

    Calorias

     
     
    A Chia fornece cerca de 486 calorias por 100 gramas de seu consumo.
     

    Conservação

     
    Mantenha as sementes em um recipiente hermético. O alto teor antioxidante da semente de Chia lhe permitirá ficar frescas durante vários meses ou um ano, e você geralmente não precisa refrigerar ou congelar sementes inteiras. Mantenha sementes moídas na geladeira e utilizar rapidamente para obter melhores resultados. Folhas frescas deve ser usado dentro de alguns dias, ou secas e mantidas em um local escuro em um recipiente hermético por alguns meses.