A Vitamina B12 é lipossolúvel e faz parte das vitaminas do complexo B. Ela ajuda a manter o metabolismo do sistema nervoso, células vermelhas saudáveis e boa para os músculos, além de reduzir o risco de danos no DNA. Confira abaixo os Benefícios da Vitamina B12.
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Benefícios da Vitamina B12

Benefícios da Vitamina B12

Benefícios da Vitamina B12

 
Confira abaixo os benefícios da vitamina B12 para o organismo:
 

  • Auxilia no metabolismo dos aminoácidos
  • Importante para o DNA – reduz o risco de quebras nos cromossomos levando a danos no DNA
  • Importante para formação das hemácias – essencial para o desenvolvimento e maturação das células vermelhas do sangue, as hemácias
  • Essencial para o sistema nervoso – necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso
  • Previne a anemia megaloblástica – caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemácias, além da diminuição de leucócitos e plaquetas

 

Deficiência da Vitamina B12

 
A vitamina B12 em contrapartida pode ocasionar anemia e confusões mentais, veja abaixo os sintomas.
 

  • Asma
  • Fadiga
  • Anemia
  • Pele amarelada
  • Perda de apetite
  • Dor de estômago
  • Confusão mental
  • Anemia megaloblástica
  • Formigamento nos pés
  • Língua inchada e inflamada

 

Funções da Vitamina B12

 
A vitamina B12 é necessária para a formação e maturação das células vermelhas do sangue, essencial para as funções neurológicas, desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso, auxilia no metabolismo dos aminoácidos e na síntese do DNA.
 

Fontes da Vitamina B12

 
As plantas não sintetizam nem armazenam a vitamina B12, sendo a principal fonte desta vitamina nos animais por síntese microbiana, ela apenas existe nos vegetais que possuem associação com bactérias que a produzam, veja abaixo as fontes:
 

  • Nori
  • Ovos
  • Carne
  • Fígado
  • Ostras
  • Peixes
  • Derivados do leite

 

Quantidade recomendada

 
A quantidade recomendada de vitamina b12 varia de 1,0mcg à 3,0 mcg diariamente.
 

Interações da Vitamina B12

 
O consumo de álcool, tabaco, fibras e certos medicamentos como neomicina e metformina podem contribuir para a deficiência da B12, pois causam a mal absorção desta vitamina. Além disso, a absorção piora naturalmente com a idade.