A Vitamina B2, conhecida como riboflavina, faz parte do conjunto composto de vitaminas pertencentes ao complexo B. Tem a coloração amarelada e utilizada como corante alimentar. Favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas no organismo. Tem um papel importante na produção de energia sendo um nutriente essencial na alimentação diária, pois não fica armazenada no corpo. Confira abaixo os Benefícios da Vitamina B2.
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Benefícios da Vitamina B2

 
Confira abaixo os benefícios da vitamina B2:
 

Benefícios da Vitamina B2

Benefícios da Vitamina B2

  • Antioxidante
  • Aumenta a imunidade
  • Alivia o cansaço dos olhos
  • Protege o sistema nervoso
  • Regula a atividade da tiroide
  • Ajuda na absorção de minerais
  • Acelera a cicatrização de lesões
  • Desenvolvimento saudável do feto
  • Ajuda na produção de glóbulos vermelhos
  • Determinante no crescimento e reprodução
  • Metaboliza carboidratos, gorduras e proteínas

 

Deficiência da Vitamina B2

 
A deficiência de vitamina B2 pode resultar no mau funcionamento do sistema nervoso. Veja abaixo mais pontos negativos da Vitamina B2:
 

  • Anemia
  • Catarata
  • Depressão
  • Pré-eclampsia
  • Perda de cabelo
  • Distúrbios visuais
  • Inchaço na língua
  • Desordens da pele
  • Unhas quebradiças
  • Sensibilidade visual
  • Síndrome da fadiga crônica
  • Alteração no sistema nervoso
  • Inflamação e feridas na boca e língua
  • Baixa contagem de plaquetas no sangue

 

Funções da Vitamina B2

 
As funções da vitamina B2 incluem o auxilio no metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas. Importante para a saúde dos olhos, pele, boca, cabelos. Essencial na produção de energia, retarda o ritmo do envelhecimento, tem ação antioxidante. Ela é excretada pela urina, sendo que sua ingerir em pouca quantidade pode resultar em deficiência. É usada como corante alimentar.
 

Fontes da Vitamina B2

 
As fontes da vitamina B2 são encontradas principalmente em laticínios, assim como: em carnes, folhas verdes e ovos. Alguns alimentos são enriquecidos com a riboflavina, como os pães e cereais. Veja abaixo as fontes da vitamina B2:
 

  • Soja
  • Ovos
  • Laticínios
  • Frutos do mar
  • Grãos integrais
  • Cereais em grão
  • Sementes de girassol
  • Vegetais folhosos verdes
  • Carne (especialmente orgãos)

 

Quantidade Recomendada

 
A quantidade recomendada é de 1,7 mg por dia. Por ser hidrossolúvel (solúvel na água), não há risco de hipervitaminose (excesso de vitaminas), pois normalmente a quantidade extra é eliminada pela urina. Em vista disso, é necessário que as quantidades mínimas sejam diariamente supridas. Para determinar a quantidade necessária com precisão, é indicado a busca por orientação médica.