Benefícios da Vitamina B3


    A Vitamina B3, conhecida como niacina, faz parte do conjunto composto de vitaminas pertencentes ao complexo B, é uma vitamina hidrossolúvel e tem como principal benefício a diminuição e o controle dos níveis de colesterol alto. Realiza importante ação no metabolismo energético celular, remove substâncias químicas tóxicas do corpo e auxilia na produção de hormônios. Confira Benefícios da Vitamina B3.
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    Benefícios da Vitamina B3

     
    Os benefícios da vitamina B3 se estende ao tratamento de distúrbios respiratórios e vasculares, assim como em casos de depressão, auxiliando no tratamento de forma secundária, ou seja, ela complementa o tratamento com medicamentos. Veja abaixo os benefícios da vitamina B3.
     

    • Saúde Sexual
    • Emagrecimento
    • Saúde Cardiovascular
    • Controle da Diabetes
    • Ganho de Massa Muscular
    • Melhora a circulação sanguínea
    • Ajuda no tratamento da esquizofrenia
    • Pele, cabelo e unhas com aspectos saudáveis
    • Conversão de proteínas e gorduras em energia
    • Diminuição e controle dos níveis de colesterol
    • Promove o bom funcionamento do sistema digestivo

     

    Benefícios da Vitamina B3

    Benefícios da Vitamina B3

     Deficiência da Vitamina B3

     

    • Fadiga
    • Insônia
    • Cefaleia
    • Diarreia
    • Dermatite
    • Depressão
    • Irritabilidade
    • Falta de apetite
    • Emagrecimento

     

    Funções da Vitamina B3

     
    A vitamina B3 possui importante ação no metabolismo celular e na reparação do material genético (DNA). Outras funções importantes são: remoção do organismo de substâncias químicas tóxicas, auxilio na produção de hormônio, redução no nível de colesterol ruim (LDL) e elevação do índice de colesterol bom (HDL), melhorando a circulação sanguínea. Ela também auxilia na saúde da pele, sistema nervoso e sistema digestivo, é uma ótima alternativa para desintoxicação alcoólica.
     

    Fontes da Vitamina B3

     
    A carne vermelha é uma das principais fontes desta vitamina, veja abaixo outros alimentos ricos em vitamina B3.
     

    • Aves
    • Ovos
    • Leite
    • Peixe
    • Fígado
    • Legumes
    • Levedura
    • Cogumelos
    • Amendoins
    • Frutas secas
    • Cereais integrais
    • Carnes vermelhas
    • Vegetais de folhas verdes

     

    Quantidade Recomendada

     
    A quantidade recomendada varia de 5 mg á 15 mg. Por ser hidrossolúvel (solúvel na água), não há risco de hipervitaminose (excesso de vitaminas), pois normalmente a quantidade extra é eliminada pela urina. Em vista disso, é necessário que as quantidades mínimas sejam diariamente supridas. Para determinar a quantidade necessária com precisão, é indicado a busca por orientação médica.
     

    Interações da Vitamina B3

     
    A interação com outros medicamentos é um ponto perigoso, uma vez que a lista de medicamentos que interage com a vitamina B3 é extensa. Neste caso, qualquer remédio tomado regularmente deve ser levado em consideração antes de iniciar o consumo da vitamina B3.