A Vitamina B5, conhecida como ácido pantotênico, faz parte das vitaminas que compõe o complexo B. Tem como maior benefício o metabolismo das proteínas, gorduras e açucares. Veja abaixo os Benefícios da Vitamina B5.
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Benefícios da Vitamina B5

 
Os benefícios desta vitamina, inclui a conversão dos nutrientes em energia, auxilio no metabolismo do organismo entre outros. Confira abaixo:
 

  • Efeito Anti-inflamatório
  • Proporciona pele saudável
  • Auxilia na construção celular
  • Diminui o estresse físico e mental
  • Auxilia no combate ao envelhecimento da pele e acne
  • Auxilia na produção de colesterol, hormônios e anticorpos
  • Auxilia na conversão de gorduras, carboidratos e proteínas em energia

 

Deficiência da Vitamina B5

 
A deficiência da vitamina B5 é rara, mas pode ocorrer em casos graves de desnutrição, ocasionando por exemplo a Síndrome do pé ardente, apresentando falta de sen­si­bil­i­dade nos pés, acompanhada de sensação de ardor. Confira abaixo outros sintomas e doenças relacionados a deficiência da vitamina B5.
 

  • Fadiga
  • Insônia
  • Anêmia
  • Perda de cabelo
  • Dores articulares
  • Evolução anormal da pele
  • Sensação de ardência nos pés
  • Baixa produção de anticorpos
  • Contrações involuntárias dos músculos
Benefícios da Vitamina B5

Benefícios da Vitamina B5

Funções da Vitamina B5

 
A vitamina B5 ajuda no combate de infecções por conta de sua produção de anticorpos. Auxilia na produção de colesterol, hormônios e anticorpos. Ela também tem como principal função seu efeito benéfico para a pele e cabelo, auxiliando no combate ao envelhecimento da pele e acne, proporcionando uma pele mais saudável.
 

Fontes da Vitamina B5

 
O fígado é um dos principais alimentos ricos em  vitamina B5, veja outras fontes da vitamina abaixo.
 

  • Ovos
  • Milho
  • Fígado
  • Abacate
  • Brócolis
  • Lentilha
  • Cogumelo
  • Geleia real
  • Batata Doce
  • Cereais integrais
  • Derivados do Leite
  • Sementes de Girassol

 

Quantidade recomendada

 
A quantidade recomendada de vitamina B5 é de 5 mg por dia. Por ser hidrossolúvel (solúvel na água), não há risco de hipervitaminose (excesso de vitaminas), pois normalmente a quantidade extra é eliminada pela urina. Em vista disso, é necessário que as quantidades mínimas sejam diariamente supridas. Para determinar a quantidade necessária com precisão, é indicado a busca por orientação médica.