Benefícios da Vitamina B6

Benefícios da Vitamina B6


    Benefícios da Vitamina B6

    Vitamina B6, conhecida como piridoxina, faz parte das vitaminas do complexo B. Fundamental no metabolismo das proteínas, na produção de hemoglobina, anticorpos e certos hormônios, promovendo o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, proporcionando pele, músculo e sangue saudáveis. Confira abaixo os Benefícios da Vitamina B6.
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    Benefícios da Vitamina B6

    A vitamina B6 tem como principal benefício o auxilio na produção de hemoglobina, essencial no transporte de oxigênio e ferro pelo corpo, prevenindo e tratando anemia. Confira abaixo :

    • Boa para amamentação – auxilia na produção do leite materno
    • Essencial para visão- combate às inflamações crônicas e doenças da retina
    • Ajuda a cicatrizar – metaboliza as proteínas consumidas, contribuindo para melhor cicatrização
    • Boa para o coração – diminui os níveis de homocisteína, relacionada com risco de doenças cardíacas
    • Aliada do cérebro – combate a perda de memória e diminuição cognitiva (dificuldade de aprendizagem)
    • Previne e trata a anemia – auxilia na produção de hemoglobina, responsável por fornecer ferro ao organismo
    • Combate a depressão – auxilia na produção de serotonina, um neurotransmissor importante para o controle do sono e humor
    • Diminui os sintomas da menopausa e da TPM – elimina o excesso de estrogênio, hormônio relacionado com o controle dos níveis da ovulação

    Deficiência da Vitamina B6

    A deficiência desta vitamina está relacionada com consumo elevado de álcool, distúrbios de má absorção e medicamentos que interferem em suas funções, favorecendo riscos de doenças cardíacas. Veja abaixo outras complicações.

    • Anemia
    • Dermatite
    • Ansiedade
    • Depressão
    • Confusão Mental
    • Alterações no humor
    • Inflamação da língua
    • Aumenta o risco de Alzheimer
    • Aumenta os sintomas da TPM
    • Aumenta o risco de doenças cardíacas
    • Causa convulsões em crianças pequenas
    • Sensação de formigamentos nas mãos e pés
    • Causa lesões no sistema nervoso (Neuropatia)

     

    Funções da Vitamina B6

    A vitamina B6 tem várias funções importantes para o corpo. O consumo desta vitamina promove o bom funcionamento do sistema nervoso e auxilia na formação de hemoglobina, responsável por carregar ferro pelo corpo.
    Essencial para o metabolismo do triptofano, um aminoácido essencial para a nutrição humana e presente no código genético.
    Aliada do cérebro – combate a perda de memória e diminuição cognitiva (dificuldade de aprendizagem).
    Fundamental no metabolismo das proteínas, absorvida no intestino, mas diferentemente das outras do complexo B, ela não é totalmente eliminada pelos rins, ficando retida, principalmente, nos músculos.
    A vitamina B6 realiza a síntese dos neurotransmissores e controla os níveis de diversos hormônios, veja abaixo dois exemplos desses hormônios e suas funções.

    • Epinefrina conhecida como adrenalina –  auxilia em situações de estresse e excitação, estimulando o coração, elevando a pressão arterial, relaxando e contraindo músculos
    • Serotonina – Controla os níveis do humor, memória, aprendizado, apetite, sono e desejo sexual

     

    Fontes da Vitamina B6

    A vitamina B6 é encontrada principalmente nos peixes, nozes e cereais de grão integral, veja abaixo outras fontes dessa vitamina.

    • Alho
    • Leite
    • Ovos
    • Peixe
    • Aveia
    • Nozes
    • Batatas
    • Limões
    • Banana
    • Abacate
    • Ervilhas
    • Cenoura
    • Espinafre
    • Batata inglesa
    • Arroz integral
    • Gérmen de trigo
    • Levedo de cerveja

     

    Quantidade recomendada

    A quantidade recomendada de vitamina B6 varia de 0,5 mg à 1,7 mg, dependendo da idade e necessidade energética de cada pessoa.

    Interações da Vitamina B6

    A interação com outros medicamentos é um ponto perigoso, uma vez que a lista de medicamentos que interagem com a vitamina B6 é extensa, nesse caso, qualquer remédio tomado regularmente deve ser levado em consideração antes de iniciar o consumo da vitamina B6.