A Vitamina B9 ou ácido fólico também é conhecida como Vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel e faz parte das vitaminas do complexo B, necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina, além de ser essencial para o bom desenvolvimento do feto. Confira abaixo os Benefícios da Vitamina B9
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Benefícios da Vitamina B9

 
A vitamina B9 tem vários benefícios essenciais para o bom funcionamento do organismo, veja abaixo:
 

  • Reduz o risco de Alzheimer
  • Hidrata a pele, cabelo e unhas
  • Auxilia contra doenças cardíacas
  • Efetivo no tratamento de anemias
  • Previne o desenvolvimento do câncer
  • Mantém os espermatozoides saudáveis
  • Fundamental para as funções cerebrais
  • Ajuda a evitar doenças do feto e na gravidez
Benefícios da Vitamina B9

Benefícios da Vitamina B9

Deficiência da Vitamina B9

 
Os sintomas da deficiência da vitamina B9 inclui anemia e malformações neurológicas. Veja abaixo esses e outros sintomas causados pela deficiência da vitamina B9.
 

  • Apatia
  • Insônia
  • Anemia
  • Cansaço
  • Anorexia
  • Dermatite
  • Depressão
  • Dores de cabeça
  • Doenças neurológicas

 

Funções da Vitamina B9

 
A vitamina B9 promove o bom funcionamento do cérebro, capacidade cognitiva, formação do feto e tubo neural. Auxilia no crescimento e hidratação da pele, cabelo e unhas, além de controlar a oleosidade. Ela age como cofator na produção de serotonina, um neurotransmissor que regula a liberação dos hormônios do sono, apetite e outros, proporcionando saúde mental e emocional. Além disso, previne o desenvolvimento do câncer.
 

Fontes da Vitamina B9

 
A vitamina B9, ou mais conhecida como ácido fólico, pode ser encontrada facilmente nas farmácias em forma de suplemento. Além disso alguns alimentos também podem ser enriquecidos com ácido fólico, veja abaixo as fontes de alimentos da vitamina B9.
 

  • Pão
  • Aveia
  • Arroz
  • Legumes
  • Macarrão
  • Frutos secos
  • Grãos integrais
  • Farinha de trigo
  • Levedura de cerveja
  • Verduras de folha verde

 

Quantidade recomendada

 
A quantidade recomendada é de 400 microgramas ao dia. Existe uma lei que determina a adição do ácido fólico na farinha de trigo, fazendo que a deficiência seja rara, e ao contrário de outras vitaminas hidrossolúveis, ela é armazenada no fígado e sua ingestão diária não é necessária.