A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o bom funcionamento do organismo. Ela controla o cálcio e fósforo, sendo que se apresenta em duas formas: Vitamina D2 chamada Ergocalciferol e a Vitamina D3 chamada Colecalciferol que é absorvida através da exposição ao sol. Antigamente os pesquisadores descobriram que a vitamina D poderia ser sintetizada pelo organismo, ou seja, na realidade ela é um hormônio, não uma vitamina. Veja abaixo Benefícios da Vitamina D.

Benefícios da Vitamina D

 

Benefícios da Vitamina D

Benefícios da Vitamina D


Confira abaixo seus benefícios:
 

  • Gravidez segura
  • Fortalece os ossos
  • Protege o coração
  • Bom para os músculos
  • Previne e controlar a diabetes
  • Aumenta o sistema imunológico
  • Previne e ajuda no tratamento do câncer

 
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Deficiência da Vitamina D

 
A deficiência da Vitamina D pode ser observada em pessoas com pouca exposição ao sol e que tem problemas na dieta. Confira abaixo o que a falta pode resultar:
 

  • Câncer
  • Diabetes
  • Raquitismo
  • Hipertensão
  • Osteomalácia
  • Pré-eclâmpsia
  • Doença Autoimune
  • Doença de Alzheimer
  • Insuficiência Renal Crônica
  • Doenças Cardiovasculares

 

Funções da Vitamina D

 
A principal função da vitamina D é equilibrar o nível de cálcio no organismo. Além disso ela participa de várias ações relacionadas a regulação de: fósforo, magnésio, rins e intestinos. Auxilia na liberação de insulina pelo pâncreas, na secreção de prolactina pela hipófise, na manutenção da musculatura esquelética, em processos inflamatórios, auto imunitários, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
 

Fontes de Vitamina D

 
A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar. O consumo do colesterol 7-dehidrocolesterol é convertido em vitamina D através da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) ativam a síntese da substância. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento. Veja abaixo os alimentos que possuem a vitamina D.
 

  • Ovo
  • Atum
  • Salmão
  • Sardinha
  • Cogumelo
  • Derivados de leite
  • Óleo de fígado de peixe

 

Quantidade recomendada

 
A quantidade recomendada de vitamina D varia, necessitando de exames para que o nível desta vitamina no sangue seja examinado, caso ocorra deficiência da mesma será feito uma receita indicando as quantidades necessárias.