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Benefícios da Vitamina E

A Vitamina E é lipossolúvel e tem como principal função sua ação antioxidante, ajudando a prevenir e reduzir os danos causados ​​por radicais livres. Ela é composta pelo alfa-tocoferol, que tem maior atividade biológica no organismo. Confira abaixo os Benefícios da Vitamina E e suas informações.

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Benefícios da Vitamina E para sua saúde

 

Veja abaixo os Benefícios da Vitamina E para o organismo:

 

Benefícios da Vitamina E

Benefícios da Vitamina E

  • Antioxidante
  • Auxilia o desenvolvimento das células

 

A Vitamina E previne doenças como:

 

  • Alzheimer
  • Parkinson
  • Pré-eclâmpsia
  • Envelhecimento celular
  • Degeneração da mácula
  • Esclerose Lateral Amiotrófica

 

Deficiência da Vitamina E

 

A deficiência desta vitamina ocorre exclusivamente em casos de doenças hereditárias ou adquiridas que impedem a absorção da mesma, por exemplo a fibrose cística, síndrome do intestino curto ou obstrução do ducto biliar.

O diagnóstico da deficiência é possível pela história clínica ou por exame laboratorial, que ocorre pela dosagem de uma das formas mais ativas da vitamina, o alfa-tocoferol.

Os sintomas da deficiência são: fraqueza muscular, problemas de visão, alterações do sistema imunológico, dormência, tremores, dificuldade em andar e relatos de infertilidade masculina.

 

Funções da Vitamina E

 

A vitamina E tem como principal função no organismo a sua ação antioxidante, combatendo os radicais livres que podem prejudicar as células, evitando: câncer, doenças cardiovasculares, arteriosclerose, inflamações das articulações, diabetes e impede que o colesterol LDL “ruim” seja oxidado, além de manter o sangue sem coágulos evitando o acúmulo de plaquetas.

 

Fontes da Vitamina E

 

A fonte da vitamina E se encontra naturalmente em alimentos de origem vegetal e animal, tem como principal fonte o gérmen de trigo, além de ser um excelente conservante de alimentos. Combinar a vitamina E com a vitamina C é excelente, pois ambas possuem forte ação antioxidante e atuam de forma conjunta. Veja abaixo os alimentos que contém a Vitamina E:

 

  • Ovos
  • Abacate
  • Verduras
  • Manteiga
  • Mandioca
  • Óleos vegetais
  • Gérmen de trigo
  • Vegetais escuros
  • Sementes oleaginosas

 

Quantidade Recomendada

 

A quantidade recomendada varia de 4 mg à 20 mg diariamente. Altas dosagens de vitamina E tem efeito negativo no organismo, provocando o aumento da probabilidade de hemorragia, náuseas, cefaleia, fadiga, hipoglicemia, degeneração neuronal e pode reduzir a absorção das vitaminas A e K.

 

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