Benefícios da Vitamina K

Benefícios da Vitamina K


    Benefícios da Vitamina K

    A Vitamina K é lipossolúvel e tem como principal benefício sua complementação na conversão da protrombina em trombina, essencial para a coagulação sanguínea. A vitamina K é encontrada de três formas: K1, K2 e K3, cada uma delas tem sua importante ação para o bom funcionamento do organismo. Confira Benefícios da Vitamina K.
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    Benefícios da Vitamina K

     

    Confira abaixo os benefícios da vitamina K.

    • Contribui para melhor cicatrização
    • Ajuda na fixação do cálcio nos ossos
    • Previne hemorragia em recém nascidos
    • Auxilia no processo da coagulação sanguínea
    • Ajuda a prevenir a doença arterial coronariana (Aterosclerose)

     

    Deficiência da Vitamina K

    A deficiência da vitamina K ocorre geralmente em recém nascidos, devido ao intestino imaturo que não produz essa vitamina, além do leite materno, que é o alimento exclusivo dos bebês mas que contém poucas quantidades desta vitamina, aumentando o risco de hemorragias. Nesses casos a suplementação é indicada nos primeiros dias de vida do recém nascido. Confira abaixo os principais sintomas causados pela deficiência da vitamina K.

    • Perda da qualidade óssea
    • Sinal de hematomas no corpo
    • Problemas de coagulação sanguínea
    • Pré disposição a desenvolver a resistência à insulina

     

    Funções da Vitamina K

    A principal função da vitamina K é sua complementação na conversão da protrombina em trombina, essencial para a coagulação sanguínea. Além de agir sobre a constituição dos ossos. A vitamina K é encontrada de três formas:

    • Filoquinona, conhecida como Vitamina k1 – encontrada em alimentos de origem vegetal
    • Menaquinona, conhecida como Vitamina k2 – produzida pelas bactérias boas no intestino
    • Menadiona, conhecida como Vitamina k3 – encontrada na forma sintética

     

    Fontes da Vitamina K

    A vitamina K pode ser encontrada em diversos alimentos, principalmente nos vegetais de folhas verdes e óleos vegetais. Confira abaixo alimentos que contém a vitamina K.

    • Ovos
    • Leite
    • Salsa
    • Carne
    • Azeite
    • Agrião
    • Fígado
    • Abacate
    • Brócolis
    • Repolho
    • Espinafre
    • Óleo de soja
    • Farelo de trigo
    • Óleo de canola
    • Vegetais de folhas verdes

     

    Quantidade recomendada

    Para adultos a quantidade recomendada varia de 10 mg à 25 mg diariamente, entre crianças a conta é um micrograma para cada quilo de peso.