Benefícios do Açaí


    Os benefícios do Açaí são inúmeros. O Açaí é fruto do açaizeiro, possui a cor roxa-escuro, pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geleias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca. O açaí é um grande energético natural e possui vários benefícios para saúde.
    Este texto mostrará os benefícios, nutrientes, tipos entre outras informações.

    Beneficios do Açaí

    Beneficios do Açaí


     

    Benefícios do Açaí

     
    O açaí possui vários benefícios para a saúde do organismo, como seu alto nível energético que contribui para os praticantes de atividades físicas, veja abaixo:
     

    • Previne alguns tipos de câncer: O Açaí contêm antocianinas e ácido elágico, antioxidantes que desempenham um papel importante na prevenção de alguns tipos de câncer. As antocianinas presentes no açaí mostraram que podem ter um efeito significativo sobre o câncer.
    • Controle do colesterol: O açaí possui componentes importantes que reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, o que garante melhor circulação sanguínea e proteção contra o acúmulo de placas de gordura e doenças cardíacas.
    • Fortalece o sistema imunológico: Os antioxidantes presentes no açaí, como a vitamina C, ajudam a impulsionar o sistema imunológico. Além disso o açaí possui alto teor de proteínas, que contribuem para a produção de anticorpos (células de defesa) e fortalecem o sistema imunológico, o que aumenta a capacidade de combater infecções.
    • Previne o Envelhecimento: Os antioxidantes presentes no açaí contribuem para reduzir os efeitos do envelhecimento. Flavonóides e antocianinas protegem as células do corpo e podem reduzir a degeneração das células, o que ajuda a manter o corpo saudável e jovem.
    • Auxilia na perda de peso: O açaí acelera o metabolismo e auxilia na perda de peso. Além disso o açaí possui bastante fibra e pouca caloria, o que favorece no emagrecimento.
    • Sistema digestivo saudável: As fibras da fruta facilitam o sistema intestinal, evita a prisão de ventre, o que garante uma melhor digestão dos alimentos e ajuda a evitar o acúmulo de gordura.
    • Auxilia nas atividades físicas: Os atletas são adeptos do açaí na dieta devido ao alto valor energético, que proporciona maior energia para as atividades físicas, além das vitaminas e do ferro, que previne anemia e fortalece os músculos.
    • Aumenta o desejo sexual: O consumo do fruto é associado ao aumento da circulação do sangue no organismo, que contribui para maior desejo sexual. Além disso os nativos da região amazônica sempre tiveram o açaí como uma fruta afrodisíaca.

    Interessado em uma melhor qualidade de vida? Encontre os melhores especialistas nos Planos de Saúde .

    Nutrientes do Açaí

     
    Confira abaixo os nutrientes presentes no açaí:
     

    Benefícios do Açaí

    Benefícios do Açaí

    • Ferro
    • Zinco
    • Cobre
    • Cálcio
    • Fibras
    • Fósforo
    • Potássio
    • Proteínas
    • Magnésio
    • Vitamina A, C, E, K, B1, B2,

     

    Tipos de Açaí

     
    Os tipos de açaí mais cultivados são:
     

    • Açu
    • Espada
    • Chumbinho
    • Roxo ou preto
    • Sangue de boi
    • Branco ou tinga

     

    Quantidade recomendada

     
    A quantidade recomendada do açaí é de 100g a 200g diariamente. Essa quantidade é recomendada pois o açaí equivale a uma quantidade de calorias de uma refeição completa, portanto é importante manter o controle no consumo.
     
     

    Benefícios do Açaí

    Benefícios do Açaí

    Época de colheita

     

    No estado do Amapá a produção de frutos é mais acentuada no período entre janeiro e junho, com maior produção de fevereiro a abril e, no estado do Amazonas, a produção vai de janeiro a agosto. Portanto, existem variações entre as diferentes regiões produtoras quanto ao período de produção de frutos.

     

    Calorias

     
    A acerola fornece cerca de 250 calorias por 100 gramas do seu consumo.
     

    Conservação

     
    É recomendado manter o açaí no congelador, dentro do prazo de validade. Porém o açaí quando não-submetido a processos de conservação tem sem tempo de consumo muito curto, de no máximo 12 horas, mesmo sob refrigeração.