O Blueberry, também conhecido como Mirtilo no Brasil, tem a cor azul arroxeada, de tamanho pequeno e sabor doce-ácido. A fruta e suas folhas podem ser consumidas, e proporcionam vários benefícios para saúde, como; sua propriedade anti-inflamatória e antioxidante. A fruta é originaria da América do norte e foi introduzida no Brasil em 1983. Confira os Benefícios do Blueberry.
 
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Benefícios do Blueberry

Benefícios do Blueberry


 

Benefícios do Blueberry

 
A fruta possui antocianinas, um antioxidante importante no combate de alguns tipos de câncer, veja outros benefícios da fruta para saúde:
 

  • Efeito anti-inflamatório: O Blueberry contém antocianina, um componente com propriedades anti-inflamatórias. As antocianinas junto com outros antioxidantes presentes na fruta são eficazes contra os danos causados pelos radicais livres, o que proporciona fortalecimento das células e previne o envelhecimento precoce.
  • Aumenta o sistema imunológico: A fruta possui poderosos antioxidantes, como a vitamina C e as antocianinas, que fortalecem a defesa do sistema imunológico e promovem a resistência do organismo contra várias infecções e inflamações, além de possuir efeito anti-inflamatório.
  • Olhos saudáveis: O Blueberry contém vitamina A e antioxidantes, que protegem os olhos dos danos causados pelos radicais livres. A vitamina A é essencial para a saúde das retinas e auxilia na manutenção da saúde dos olhos e na prevenção de doenças relacionadas com a idade, como a degeneração macular.
  • Regula o colesterol: A fruta possui antocianinas e resveratrol, que colaboram com o sistema circulatório e protegem as artérias, além de prevenir doenças cardíacas. O Blueberry também possui ação anti-inflamatória que junto com esses componentes, ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e evitam a formação de placas nos vasos sanguíneos.
  • Previne alguns tipos de câncer: O Blueberry contém ácido elágico e polifenóis, que protegem contra os radicais livres responsáveis pelos danos nas células. Os radicais livres são produzidos devido ao estresse oxidativo, que danificam as células e transforma-o em uma célula cancerosa. Além disso, a fruta possui grande quantidade de antioxidantes, que fortalecem o sistema imune e protegem contra infecções e doenças, como o câncer.
  • Controle do açúcar: O Blueberry tem baixo nível de açúcar, o que contribui no controle glicêmico (de açúcar do sangue). Uma excelente alternativa para controlar o açúcar e reduzir a liberação de grande quantidade de insulina.

 

Nutrientes do Blueberry

 
A vitamina C é um nutriente que proporciona o fortalecimento do sistema imunológico e indispensável para a boa saúde, veja alguns nutrientes presentes no Blueberry
 

  • Zinco
  • Ferro
  • Fibras
  • Cálcio
  • Potássio
  • Proteínas
  • Magnésio
  • Carboidratos
  • Vitaminas A e C
  • Vitaminas do complexo B

 

Tipos de Blueberry

 
Os tipos de Blueberry mais cultivados são:
 

  • Duke
  • Spartan
  • Bluejay
  • Bluecrop
  • Draper
  • Chandler
  • Legacy
  • Elliott

 

Quantidade recomendada

 
A quantidade recomendada do consumo de Blueberry varia de 30 a 50g diariamente.
 

Época de colheita

 
A época de colheita do Blueberry acontece a partir do mês de Novembro até Abril.

Calorias

 
O Blueberry fornece cerca de 60 calorias por 100 gramas do seu consumo.
 

Conservação

 
Armazenar a fruta em recipiente fechado e manter por até 10 dias na geladeira. Para congelar a fruta é recomendado não lavar e guardar no congelador em camada única, pois se colocar em camadas o mofo pode se espalhará mais rápido.