O que é Covid?

O que é Covid?


O que é Covid?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou no dia 30 de janeiro de 2020 o surto do novo coronavírus, o alerta da Organização constituiu uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) – que é considerado o mais alto nível de aviso do Regulamento Sanitário Internacional (RSI): “um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública para outros países devido a disseminação internacional de doenças; e potencialmente requer uma resposta internacional coordenada e imediata”. Saiba mais informações sobre O que é Covid?

A diretoria geral da OMS é responsável por determinar se um evento constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional e esse anúncio requer a citação do Comitê de Emergências do RSI – que é um instrumento jurídico internacional vinculado por 196 países.

É a sexta vez na história que uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional é declarada. As outras foram:

  • 25 de abril de 2009 – pandemia de H1N1
  • 5 de maio de 2014 – disseminação internacional de poliovírus
  • 8 agosto de 2014 – surto de Ebola na África Ocidental
  • 1 de fevereiro de 2016 – Zika Vírus e aumento de casos de microcefalia e outras malformações congênitas
  • 18 maio de 2018 – surto de ebola na República Democrática do Congo

O que é Covid?

Em 11 de março de 2020, a OMS caracterizou a COVID-19 como uma pandemia – o termo ”pandemia” significa à distribuição geográfica de uma doença – com isso foi reconhecido pela Organização que, no momento, existem surtos do novo Coronavírus em vários países ao redor do mundo.

A COVID-19 é uma doença gerada pelo coronavírus SARS-CoV-2, um vírus que desenvolve um quadro clínico de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria das pessoas que forem infectadas com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos – ou seja – que não apresenta os sintomas comuns da doença -.e cerca de 20% dos casos podem necessita de atendimentos médico hospitalar por apresentarem problemas respiratórios e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório). Até a data de 3 de junho de 2020 foram confirmados no mundo 6.287.771 casos de COVID-19 (93.246 novos em relação ao dia anterior) e 379.941 mortes (3.621 novas em relação ao dia anterior).