O que é obesidade


    O que é obesidade

    Você sabe O que é obesidade? e qual é o grau de preocupação que o mundo inteiro deve ter em relação a essa epidemia mundial? Veja abaixo algumas informações sobre a obesidade no mundo.
     

    O que é obesidade

    O que é obesidade


     

    Você sabia que….

     

    • A obesidade é considerada uma epidemia mundial
    • Pelo menos 30% dos casos têm um fator genético associado – a famosa tendência a engordar -, mas pode haver razões clínicas para o aumento do peso
    • Segundo a Organização Mundial de Saúde, possui aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo acima do peso

     

    O que é obesidade?

     
    A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.
     

    Quais são suas causas?

     
    A obesidade é o resultado de um desequilíbrio entre o que se come e o que se gata de energia. Em alguns casos, pode estar associada a doenças endócrinas ou metabólicas.
     

    Qual o tratamento adequado?

     
    Descartada a hipótese de problemas clínicos, o tratamento indicado consiste na alteraçào de hábitos alimentares, com base na relação entre as calorias ingeridas e as gastas e na prática regular de exercícios físicos. Há casos em que, após uma avaliação médica, pode-se fazer uso de medicamentos ou até receber indicação para tratamentos cirúrgicos. Cada paciente deve ser avaliado individualmente.
     

    Como manter uma alimentação equilibrada?

     
    Para manter uma alimentação balanceada é preciso muita força de vontade, pois se trata de uma mudança de hábitos, que não deve ser tomada como uma atitude momentânea, principalmente para evitar o chamado “efeito sanfona”, em que a pessoa, após uma dieta, recupera os quilos perdidos.
     

    Que dicas facilitam a mudança de hábito?

     
    Faça de 5 a 6 pequenas refeições por dia, coma devagar e mastigue bem os alimentos, evite líquidos durante as refeições, dê preferência aos alimentos integrais, que contribuem para a sensação de saciedade, use temperos naturais e evite molhos gordurosos, consuma alimentos grelhados, assados ou cozidos no valor, use canola, azeite de oliva, óleo de soja, milho ou girassol em pequenas quantidades, dê preferência a leite e iogurtes desnatados, carnes e queijos magros.