O que fazer se alguém na sua casa tem Covid-19?

O que fazer se alguém na sua casa tem Covid-19?


O que fazer se alguém na sua casa tem Covid-19?

O novo coronavírus ainda está presente e continua sendo um risco para população mundial, o número de casos continuam diariamente crescendo e infectando tanto pessoas que já tiveram o vírus, como, que ainda não foi contaminado. Não é por menos, afinal, a capacidade de contaminação da Covid-19 é grande e, infelizmente, cada vez mais perto das pessoas que amamos. Neste post vamos tirar uma dúvida frequente: ”O que fazer se alguém na sua casa tem Covid-19?”.

Antes de tirar as dúvidas e dar dicas para  indicar como proceder quando alguém que você mora está contaminado com novo coronavírus, é sempre bom lembrar que a principal forma de contrair o vírus é levando a mão contaminada com secreções (gotículas de saliva, catarro) aos olhos, nariz e a boca. Ou seja, é indicado sempre evitar o contato com o rosto e lavar bem as mãos e utilizar álcool gel.

O que fazer se alguém na sua casa tem Covid-19?

Para ajudar uma pessoa que mora com você e que contraiu o novo coronavírus muitas medidas devem ser tomadas, sendo em residências pequenas, médias ou grandes; o cuidado deve ser o mesmo para desacelerar a contaminação e evitar que se espalhe para um outro membro da família, colega e a si mesmo.

1. Apresentou os sintomas?

O que fazer se alguém na sua casa tem Covid-19? Se a pessoa que mora com você apresentar os sintomas de (febre, tosse ”seca”, cansaço) sem motivo aparente é bem possível sim que a pessoa esteja contaminada. Primeiro passo, entre em contato com o departamento de saúde do seu município ou consultório médico regular para relatar os sintomas e solicitar o teste. TOME TODAS AS PRECAUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO EXAME, USE MÁSCARAS E LUVAS. Até o resultado ou se o exame não puder ser realizado, siga todos os procedimentos de precaução como se soubesse que a pessoa tem o vírus. Assim, é importante seguir algumas regras básicas:

  • Distanciamento social: não fique a menos de um metro e meio da pessoa contaminada
  • O uso da máscara é indispensável tanto para você como para quem está doente
  • Dica importante: quando for tossir ou espirrar busque fazer no cotovelo ou tecido descartável, para manter as partículas de vírus fora do ar. Descarte os tecidos após o uso
  • Lave frequentemente as mãos com sabão ou álcool
  • Limpe as superfícies com sabão ou desinfetantes
  • Não toque no seu rosto, a menos que você tenha acabado de limpar as mãos

2. ‘Quarto do doente’

Se for possível, escolha um cômodo da casa para que a pessoa doente se mantenha isolada, e sair apenas com a exceção de ir ao banheiro. O ‘quarto do doente’ deve ser uma área restrita e a saída e entrada de pessoas devem ser absolutamente em casos altamente necessários. Se for uma casa com poucos cômodos, procure achar uma solução, por exemplo: liberar o quarto para a pessoa contaminada e as outras dormirem na sala. Assim, o restante da casa ainda estará disponível para transição normal.

3. Acompanhamento

Durante o processo de isolamento, é importante auxiliar no acompanhamento da pessoas contaminada, medir temperatura várias vezes durante o dia, anotar os dados e observar atentamente a quaisquer mudanças nos sintomas, ajudar a se hidratar, cuidar da medicação e explicar a importância de tomar os remédios na dose e no momento indicado pelos médicos.

4. Além de fisicamente, ajude psicologicamente

Não é fácil ficar doente, ainda mais dentro das regras do ”novo normal”, que além do isolamento, necessário para quem foi diagnosticado com Covid-19, tem os meses de quarentena que mudaram a rotina de toda população mundial. Por isso, é importante, além de cuidar da sua saúde física, cuidar da psicológica também. Mantenha contato por telefone, seja presente, apoie emocionalmente e não se esqueça de checar com frequência como a pessoa está se sentindo, é importante ficar alerta como a pessoas está reagindo a doença, porque eles podem piorar rapidamente. SEMPRE seguindo todos os procedimentos citados acima.

Nesse momento que o mundo está passando ter empatia é ótimo para superarmos em conjunto tudo isso. Se você conhecer alguém que mora sozinho, idosos ou pessoas com sintomas, pergunte se pode ajudar em algo, indo ao mercado, comprando remédios, ligando e perguntando se a pessoa está bem.

5. Limpeza e Higiene

É muito importante manter a limpeza do local e a higiene pessoal em dia. Uma das principais armas para combater e evitar a aceleração do Covid-19 é a HIGIENE. Cuidados básicos como limpeza da casa, roupas, objetos podem reduzir o risco de transmissão de doenças respiratórias, como o coronavírus.

  • Mantenha a roupa separada: tire suas roupas do quarto dos doentes, se elas geralmente estiverem armazenadas lá
  • Separe uma caixa, cesta, para colocar roupas, toalhas, panos e roupas de cama. As roupas devem ser lavadas separadamente
  • Limpe a casa e use desinfetante para limpar frequentemente objetos que a pessoa contaminada possa ter tocado antes mesmo de apresentar os sintomas, como: mesas, cadeiras, maçanetas, interruptores, controles, etc.