Como Cancelar Plano de Saúde


Como

Saiba plano de saúde. No mês de maio de 2017 começaram a valer as novas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde () para a realização do cancelamento dos planos de saúde a pedido do beneficiário. Essas regras funcionam exclusivamente para os planos novos, ou seja, os contratos realizados após o dia 1 de Janeiro de 1999 ou adaptados do ano de 1998. Com isso a quer padronizar esse tipo de operação e oferece mais clareza, segurança e previsibilidade ao consumidor.
Essa norma proporciona novas regras para o cancelamento que irão de acordo com cada tipo de contratação dos planos de saúde (individual, coletivo empresarial ou coletivo por adesão), como a definição de ambas as partes envolvidas, que obrigam as operadoras a emitirem um comprovante de ciência do pedido de cancelamento e determina os prazos de entrega destes mesmos comprovantes. A intenção da Agência Nacional de Saúde é evitar ao máximo um mal estar entre beneficiário e a operadora no momento em que o primeiro expõe a sua vontade/intenção de cancelar o plano de saúde para si e seus dependentes e atender aos direitos do consumidor.

Planos Individuais e familiares

A realização do cancelamento dos planos de saúde individuais e familiares poderão ser solicitados pelos beneficiários da seguinte forma: Presencialmente. O Beneficiário poderá ir presencialmente na sede da operadora, em seus escritórios regionais ou em locais indicados pela mesma. Por telefone. O beneficiário poderá ligar para o número indicado pela operadora e será atendido diretamente por um especialista da operadora para a realização do cancelamento. Por internet. O beneficiário terá de entrar nos portais das respectivas operadoras, porém neste caso, as próprias operadoras deverão disponibilizar as informações de como cancelar em alguma página.
Realizada a solicitação de cancelamento, a operadora é obrigada a prestar de imediato esclarecimentos sobre as consequências da solicitação e deverá fornecer ao beneficiário comprovante do recebimento do pedido.

Plano coletivo empresarial

Como Cancelar Plano de Saúde

Como Cancelar Plano de Saúde


O beneficiário titular poderá solicitar à empresa em que trabalha, por qualquer meio, o cancelamento ou a exclusão de dependente do contrato de plano de saúde coletivo empresarial. A empresa deverá relatar para a operadora para que ela tome as medidas cabíveis em até 30 dias. Se a empresa não cumprir o prazo, o beneficiário poderá entrar em contato e cancelar diretamente o plano com a operadora.

Plano coletivo por

O beneficiário titular poderá solicitar o cancelamento ou a exclusão de dependente do contrato coletivo por adesão à pessoa jurídica contratante do plano. O cancelamento deste tipo de plano só poderá ser realizado se você estiver ciente da situação.