Tabela de Doenças Preexistentes

Primeiramente saiba o que são doenças preexistentes e depois confira a tabela de doenças preexistentes. Doenças ou Lesões Preexistentes (DLP) são aquelas que o beneficiário ou seu representante legal saiba possuir ou sofrer no momento da contratação ou adesão ao Plano de Saúde.

Quem realizou a contratação de um plano ao menos uma vez na vida sabe que uma das etapas é preencher um documento chamado “declaração de saúde”. Essa declaração nada mais é do que perguntas sobre a lista de doenças preexistentes.

O que fazer se não souber que tem a doença?

Nesses casos, a situação não é classificado como uma doença preexistente. Isso porque o cliente não tem laudo anterior que comprove a existência dessa doença.

Quem se nega a dizer que tem uma doença preexistente mesmo sabendo dela, pode cometer um grave erro, isso porque pode ser culminado no cancelamento do plano.

Como o plano de saúde pode fazer isso?

Ele precisa provar que o cliente estava mesmo doente antes de contratar o plano, comprovar que o cliente sabia da existência da doença e que escondeu essa informação ao contratar o plano de saúde.

Fazer isso é mais difícil do que parece. No Estado de São Paulo, por exemplo, a Justiça costuma solicitar para a operadora que solicite ao cliente um exame para diagnosticar a doença. Caso o paciente se negue a realizar o exame, é entendido pela justiça que o plano de saúde não pode negar seguir com o tratamento da mesma.

Carência para os casos de doença preexistentes

Todo cliente de um plano de saúde que tenha uma doença preexistente deve ser informado sobre o prazo diferenciado de carência para a realização de procedimentos relacionados a essa determinada doença.

Com esse tempo, o cliente conhece a cobertura parcial temporária (CPT), que consta que durante um período de até dois anos, o plano não cobrirá a doença preexistente mencionada na declaração de saúde durante esse tempo.

Casos de carência para quem tem doenças preexistentes

  • Em contratos individuais ou familiares pode ocorrer cobrança de carência e CPT
  • Nos contratos coletivos por adesão quando há mais de 50 beneficiários pode ser caso de carência, mas não há CPT
  • Em casos de contratos coletivos por adesão com menos de 50 beneficiários pode ter carência e CPT
  • Nos contratos coletivos empresariais com mais de 50 beneficiários não há carência nem CPT.
  • Em planos para empresas com menos de 50 beneficiários pode haver carência e CPT.

Conheça algumas doenças preexistentes

Pneumonia

Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica.

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa.

Diferente do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente para outras pessoas.

Diabetes

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue e que traz garantia de energia para os orgãos.

A insulina é um hormônio que tem como principal função quebrar as moléculas de açúcar transformando-a em energia para manutenção das células do organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e quando está muito elevada, pode causar complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Nos casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.